quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Diamantes




Diamantes te lembram o que? Riqueza? Dinheiro? Fortuna? Ostentação? Pois bem, para os habitantes de Serra Leoa essas palavras são as últimas que vem na cabeça. Apesar do país do oeste africano ser um dos maiores produtores internacionais de diamante, a qualidade de vida la é péssima! Ele apresenta o terceiro pior IDH do mundo. Além disso o nível de mortalidade e de analfabetismo é altíssimo.Tem também uma das menores expectativas de vida, 32 anos.



Esses dados podem ser explicados, talvez, por um conflito que esta muito longe de terminar, o conflito em relação ao comércio ilícito de diamantes. Comandado por guerrilheiros, os serra leoninos através de um trabalho escravo, são obrigados a garimpar todo o dia. Os guerrilheiros são desumanos, conseguem gerar fome, violência, corrupção, chacinas. Tudo isso em troca da pedra bruta.
Serra Leoa sofre muito também com o contrabando. Mais de 70% das pedras garimpadas no país são contrabandeadas para os países vizinhos. Terminar com isso é uma missão quase impossível para a ONU, já que bastam minúsculas quantidades de pedra para consefuir muito dinheiro, contrabandeá-las é facílimo. Os habitantes de Serra Leoa que são vítimas dos traficantes são obrigados a atravessar as fronteiras do país com a pedra. Antes fosse só isso. Os traficantes ainda estrupam mulheres, sequestram e esquartejam pessoas e obrigam crianças a guerriar.
É  inexplicável terem países com tanto ao mesmo tempo em que outros estão abaixo da linha da pobreza. Há pessoas morrendo de forma brutal, simplesmente para que outras pessoas do outro lado do mundo, ponham em seus pescoços jóias caras e raras. Talvez pela distancia do Brasil à Serra Leoa leve-nos a pensar que isso não exista. Mas esses fatos que são incompreensíveis, ocorrendo em pleno século XXI, também acabam sendo a mais pura e cruel realidade de um país onde estar vivo não é garantia de que você sobreviveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário