quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Serra Leoa


Serra Leoa é um país da África e uma das nações mais pobres do mundo. Apresenta o pior Índice de Desenvolvimento Humano.  Foi descoberto por um navegador português e desde então habitada pelos temnes, que começaram a comercializar escravos.
 Foi criada, principalmente, para ser uma colônia e receber escravos emancipados pelos ingleses. Porém, despertou o interesse europeu quando foi ali descoberto o diamante. Desde então não houve mais paz no país. E apesar das jazidas de diamantes, o país continua miserável, e os habitantes vivendo na extrema violência e na pobreza que ali se estabelece, pois os diamantes estão nas mãos dos estrangeiros. Além dos diamantes, podem-se encontrar minérios como ouro, ferro e platina. A exploração desses minérios é feita por trabalho escravo e gerenciada por homens brancos.
Além dos minérios, existem solos excelentes e muita água, a abundância dos recursos do mar, e as praias, que são de grandes belezas naturais.
 Serra Leoa vive alternando governos civis, militares e golpes violentos. Guerrilheiros invadem o país (normalmente à noite) e começam a matar um por, sem contar nas mulheres, que são estupradas brutalmente com seus filhos bebês ali mesmo, cortam os braços e as pernas das pessoas, o ventre das grávidas e como se não bastasse, jogam as vítimas no mar ou abandonam os cadáveres nas ruas como alimento para os abutres. É uma realidade terrível, é até difícil de acreditar que isso tudo realmente aconteça dessa forma. Não existe palavra que defina o que os habitantes de Serra Leoa passam, em pleno século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário